Sauna passo a passo | Manual da sauna

SAIBA COMO CONSTRUIR SUA SAUNA PASSO A PASSO

Escolher o melhor equipamento para a Sauna SOCALOR, é um item mais importante; mas o Ambiente de Sauna é fundamental,  portanto, é preciso estar atento na construção do Ambiente de sauna, então veja nossas dicas para a Construção da Sauna Passo a Passo.

QUAL AMBIENTE DE SAUNA CONSTRUIR ??

A escolha do tipo de sauna é fundamental, pois a partir dessa escolha que vamos decidir qual ambiente construir.  Saiba os benefícios  tanto da Sauna a Vapor como da Sauna Seca, para isso veja o nosso link

https://socalor3.websiteseguro.com/beneficios-do-banho-de-sauna-socalor/

Após a escolha do tipo de ambiente, caso precise construir segue algumas dicas para A CONSTRUÇÃO DE AMBIENTES DE SAUNA SOCALOR;. 

SAUNA A VAPOR e SECA

Os ambientes de saunas a vapor e seca podem ter equipamentos elétricos a gás. ou lenha.  A escolha irá depender do tempo de uso, se é para residências, hotéis, clubes ou academias, dessa forma definimos os melhores modelos. Mas, é necessário termos informações sobre o ambiente inicialmente antes de comprar um equipamento, ou seja, o ambiente de sauna precisa ter uma boa construção para sauna de maneira que possa atender as expectativas do banhista no quesito conforto e temperatura.

Para saunas  a vapor comerciais onde o uso é maior, ou para sítios, chácaras, fazendas, casas e para quem gosta de mais originalidade e economia, a sauna a GÁS é ideal, nesse caso indicamos os modelos Linha POP que atende de 0 até 18m³ e a Linha BTG que atende desde 20 a 80m³. Para hotéis e motéis, onde as saunas são individuais, e para apartamentos, casas ou locais onde não haja espaço disponível para equipamentos maiores, recomenda-se a sauna ELÉTRICA. Destacamos a Linha Plus (geradores de vapor elétrico), que podem ser instalados dentro do ambiente, graças ao gabinete construído em polietileno rotomoldado (material anticorrosivo).


CONSTRUÇÃO PASSO A PASSO DA SAUNA A VAPOR

Para saunas residenciais pode-se optar por medidas convencionais, tais como:

1,50 m x 2,00 m x 2,20 m – Espaço ideal para 4 pessoas

2,00 m x 2,00 m x 2,20 m – Espaço ideal para 6 pessoas

2,00 m x 3,00 m x 2,20 m – Espaço ideal para 9 pessoas

Para saunas comerciais (clubes, academias, condomínios):

3,00 m x 3,00 m x 2,20 m – Espaço ideal para 12 pessoas

3,00 m x 4,00m x 2,20 m – Espaço ideal para 18 pessoas

Você pode aproveitar algum espaço disponível na sua residência (um banheiro, uma dispensa ou algum cômodo sem utilização) para fazer a sua sauna. Contrate um bom profissional e siga as orientações do fabricante.

Obs: A temperatura ambiente da sua região poderá influenciar na temperatura do ambiente de sauna, mesmo que o ambiente tenha isolamento térmico.

AMBIENTE DE SAUNA A VAPOR

Construa o cômodo em alvenaria, seguindo as orientações:

SAUNA PASSO A PASSO

1 – TETO COM INCLINAÇÃO

Teto com altura de 2,20 m e inclinação de 10% no prolongamento, oposta aos bancos. Essa inclinação é fundamental, pois quando o vapor condensar surgirão gotículas de água no teto. Com a inclinação essas gotículas vão escorrer para a extremidade mais baixa do teto e não cairão sobre os usuários, ou seja, acima dos bancos só haverá vapor.

Se o cômodo já foi construído e não tem inclinação no teto, faça o rebaixamento com forro de PVC, e aplicação de isolamento com placas de isopor por cima do forro, podendo ser de 30 a 40mm de espessura.

2 – BANCOS

Faça no mínimo de 2 a 3 bancos em alvenaria, como se fosse uma arquibancada, lembrando que no banco mais alto a temperatura é maior, e no banco mais baixo a temperatura será menor. Medidas do banco padrão: Espelho 50 cm e Acento 40 cm.

3 – SUSPIRO E RESPIRO DE AR (Entrada Continua de oxigênio e saída de CO2)

Suspiro: Faça um orifício de 4″ á 30cm do teto, se possível do lado oposto ao Respiro. Obs: sugestão, fazer o acabamento ou fecho desse orifício com um Ralo de Piso metálico com grelha giratória.

Respiro: Faça um orifício de 4″ rente  ao piso, para controle de oxigênio e temperatura dentro do ambiente. Para acabamento destes orifícios, use grelha giratória de controle ou Tela de acabamento.

4 – SAÍDA DE VAPOR (Entrada para cano de vapor dentro do ambiente)

Prever nicho na parede para adaptar o cano de vapor e o cotovelo que direcionará o vapor para o piso. Medidas de 35 a 45 cm (alt.) x 12 cm (larg.) x 10 cm (prof.).

Sugerimos que o Nicho seja feito na parede frontal aos bancos e em local neutro. Evite fazê-lo nos bancos onde pessoas estarão sentadas. (Risco de Queimaduras).

Obs.: Atente para a distância da tubulação de vapor, não faça sifonagem. Tubulação máxima 2 mt e 3 cotovelos. Nunca reduza a saida de vapor, isso pode danificar seu equipamento

5 – REDE ELÉTRICA

Faça uma passagem de conduite para iluminação e outro ponto para fechamento do circuito entre o quadro de comando com termostato e o aparelho (quando for instalado dentro do ambiente).

Para iluminação do recinto utilize luminárias blindadas com lâmpada de 7w e instale o interruptor fora do ambiente.

6 – RALO

Faça um ralo no interior do ambiente para escoar a água quando for efetuada a limpeza do recinto.

7 – PORTA DE ALUMINIO

A porta deve ser impermeável, possuir visor transparente e sempre abrir para fora do ambiente de banho.

 

ISOLAMENTO TÉRMICO E REVESTIMENTO NAS PAREDES

Na sauna a vapor é fundamental que se faça o Isolamento térmico, poque esse isolamento serve para evitar perda do calor dentro do ambiente de banho e com isso o banhista terá mais satisfação com a temperatura interna do ambiente, além de economizar energia elétrica ou gás. Nós recomendamos a utilização da Vermiculita (material mineral próprio para isolamento térmico e acústico) Após a colocação da laje, reboque todas as paredes e teto com uma massa de cimento e vermiculita, na seguinte proporção:

  • (5 latas de 18l de vermiculita e 1 lata de 18l de cimento) 4 kg de vermiculita, 1 kg de cimento, um pouco de vedatil, adicione água até dar lig. Reboque todo o ambiente inclusive o teto e faça um reboco de 2,5 cm a 3 cm de espessura e deixe secar por completo. depois faça o acabamento escolhido.  Proporção para 1 m² de parede.

Revestimento: teto, paredes e piso da sauna a vapor

O teto deve ser sempre liso, para que não ocorra a presença indesejável de gotículas de água em cima dos bancos. Passe no teto uma argamassa e depois pinte com tinta acrílica ou látex. As paredes da sauna a vapor podem ser revestidas com azulejos, mármore ou cerâmica de sua preferência. No piso use materiais antiderrapantes: ardósia, pedra mineira, cerâmica texturizada, etc.

Obs: Para ambientes já construídos e que estejam fora do padrão de construção de sauna; você deve super dimensionar o aparelho de sauna nas seguintes situações:

  • Sem o isolamento térmico
  • Paredes ou janelas de vidro (para cada m² de vidro aumenta-se 1 mt³ na capacidade no equipamento)
  • Piscinas acopladas ao ambiente de banho
  • Altura do Pé direito acima de 2,5m
  • Apenas um banco para acento.

AMBIENTE DE SAUNA SECA

Contrate uma empresa especialista em construção de ambiente de sauna seca

SAUNA PASSO A PASSO

Cômodo pode ser construído totalmente em madeira como se fosse uma cabine ou em alvenaria. Em segundo lugar. o isolamento térmico é feito com lã de vidro ou isopor, e depois vem com o Revestimento em Madeira.

Veja as instruções abaixo

1. ALTURA

Padrão: é 2,50mt. As paredes devem ser rebocadas normalmente e os bancos poderão ser feitos em alvenaria ou em madeira

2. BANCOS:

3 a  4 bancos em estilo arquibancada, banco mais alto maior temperatura; banco mais próximo do chão menor temperatura.

3. RESPIRO E SUSPIRO (entrada continua de oxigênio para o ambiente e para o aparelho)

No ambiente de sauna seca é fundamental a construção de respiro e suspiro para oxigenar e dissipar o calor.

  •  Respiro: Faça um orifício de 10 x 10cm rente ao piso para entrada de oxigênio continuo no ambiente de banho. Obs: Coloque uma treliça de madeira para proteção e acabamento.
  • Suspiro: Faça um orifício de 10 x 10cm á 30cm do teto, se possível do lado oposto ao respiro. Obs: Sugestão é colocar uma treliça de madeira com regulagem para abrir e fechar. Assim você poderá controlar a saída de  calor do ambiente e oxigenar o mesmo.

4. ILUMINAÇÃO

A iluminação deve conter no mínimo dois pontos com fiação de 2,5mm, use arandelas de madeira com lâmpadas fluorescentes de 7 watts. Obs: o interruptor deve ficar do lado de fora do ambiente de banho. Não esqueça de prever, os cabos de energia e disjuntores, caso seu equipamento seja elétrico.

5. PISO

Na sauna seca, o piso pode ser cimentado ou em cerâmica (antiderrapante), e deverá ser revestido com estrado de madeira.

6. RALO

Faça um ralo no interior do ambiente de banho para escoar a água quando for efetuada a limpeza do local

7. PORTA DE MADEIRA (para Sauna Seca)

A porta para sauna seca deve ser de Madeira e revestida com lã de vidro, possuir vidro transparente e sempre abrir para fora do ambiente de banho de sauna.

8. ISOLAMENTO TÉRMICO 

Além disso contrate uma empresa especializada em construções de ambiente de sauna seca

Após rebocar as paredes, teto e bancos, faça o isolamento térmico com lã de vidro ou isopor, para isso é necessário demarcar todo o ambiente e banho com sarrafos de madeira específicos e parafusá-los nas paredes. Mantenha uma distancia entre eles de 35cm, nesse espaço você irá colar na parede a lã de vidro ou o isopor, e só depois você fará o acabamento final que é o revestimento em madeira.

9. REVESTIMENTO DE MADEIRA 

Mais importante, para o revestimento nas paredes use a madeira seca, como por exemplo, Cedro rosa, Cedrinho, Mogno,; mas  a Cumaru e Ipê são as mais indicadas por resistência contra: água, temperaturas altas, ataques de insetos, fungos, entre outros elementos deteriorantes, etc. É importante utilizar madeira de boa qualidade maciça e de fácil respiração.

ATENÇÃO

Obs: Jamais envernize ou aplique qualquer produto para a proteção da madeira.  Para a limpeza do ambiente, use pano úmido em água.

Instruções para instalação do equipamento

Além disso, não deve haver madeira no espaço onde será instalado o equipamento, pois isso pode causar um incêndio. Portanto, use placas refratárias nas paredes em volta do equipamento e no piso. Se o aparelho for a gás ele possuirá chaminé, assim o refratário das paredes deverá acompanhar toda sua extensão. A chaminé deve sair de preferência pela parede, formando um ângulo de 45º.

  • Para sauna seca elétrica: utilize cerca de proteção ao redor do equipamento, a uma distância mínima de 10 cm.
  • Para sauna seca a lenha ou gás: construa uma parede com tijolos refratários (vazados parede total na parte traseira e lateral caso ele esteja na esquina da parede) ao redor e na mesma altura do equipamento na parte frontal e lateral que esteja exposto ao usuário, a 10 cm de distância.

Baixe nosso Manual da Sauna digital 

Sauna passo-a-passo: Manual da Sauna

Deixe uma resposta