SAUNA PASSO A PASSO | Manual da Sauna

SAIBA COMO CONSTRUIR SUA SAUNA PASSO A PASSO

Escolher o melhor equipamento para a Sauna, é um item importante; mas o Ambiente de Sauna é fundamental, então veja nossas dicas para a Construção da Sauna Passo a Passo.

QUAL AMBIENTE DE SAUNA CONSTRUIR ??

A escolha do tipo de sauna é fundamental, pois a partir dessa escolha que vamos decidir qual ambiente construir.  Saiba os benefícios  tanto da Sauna a Vapor como da Sauna Seca, para isso veja o nosso link

Benefícios do banho de sauna

Após a escolha do tipo de ambiente, caso precise construir segue algumas dicas para A CONSTRUÇÃO DE AMBIENTES DE SAUNA;. 

SAUNA A VAPOR e SECA

Os ambientes de saunas a vapor e seca , podem ter equipamentos elétricos ou a gás. Mas o ambiente é praticamente o mesmo. E o equipamento pode ser Elétrico ou a Gás, dependendo da finalidade do uso.

Para saunas  a vapor comerciais onde o uso é maior, ou para sítios, chácaras, fazendas, casas e para quem gosta de mais originalidade e economia, a sauna a GÁS é ideal, nesse caso indicamos os modelos Linha POP que atende de 0 até 18m³ e a Linha BTG que atende desde 20 a 80m³. Para hotéis e motéis, onde as saunas são individuais, e para apartamentos, casas ou locais onde não haja espaço disponível para equipamentos maiores, recomenda-se a sauna ELÉTRICA. Destacamos a Linha Plus (geradores de vapor elétrico), que podem ser instalados dentro do ambiente, graças ao gabinete construído em polietileno rotomoldado (material anticorrosivo).


CONSTRUÇÃO PASSO A PASSO DA SAUNA A VAPOR

Para saunas residenciais pode-se optar por medidas convencionais, tais como:

1,50 m x 2,00 m x 2,20 m – Espaço ideal para 4 pessoas

2,00 m x 2,00 m x 2,20 m – Espaço ideal para 6 pessoas

2,00 m x 3,00 m x 2,20 m – Espaço ideal para 9 pessoas

Para saunas comerciais (clubes, academias, condomínios):

3,00 m x 3,00 m x 2,20 m – Espaço ideal para 12 pessoas

3,00 m x 4,00m x 2,20 m – Espaço ideal para 18 pessoas

Você pode aproveitar algum espaço disponível na sua residência (um banheiro, uma dispensa ou algum cômodo sem utilização) para fazer a sua sauna. Contrate um bom profissional e siga as orientações do fabricante.

Obs: A temperatura ambiente da sua região poderá influenciar na temperatura do ambiente de sauna, mesmo que o ambiente tenha isolamento térmico.

AMBIENTE DE SAUNA A VAPOR

Construa o cômodo em alvenaria, seguindo as orientações:

SAUNA PASSO A PASSO

1 – TETO COM INCLINAÇÃO

Teto com altura de 2,20 m e inclinação de 10% no prolongamento, oposta aos bancos. Essa inclinação é fundamental, pois quando o vapor condensar surgirão gotículas de água no teto. Com a inclinação essas gotículas vão escorrer para a extremidade mais baixa do teto e não cairão sobre os usuários, ou seja, acima dos bancos só haverá vapor.

Se o cômodo já foi construído e não tem inclinação no teto, faça o rebaixamento com forro de PVC, e aplicação de isolamento com placas de isopor por cima do forro, podendo ser de 30 a 40mm de espessura.

2 – BANCOS

Faça no minimo de 2 a 3 bancos em alvenaria, como se fosse uma arquibancada, lembrando que no banco mais alto a temperatura é maior, e no banco mais baixo a temperatura será menor.Medidas do banco padrão: Espelho 50 cm e Acento 40 cm.

3 – SUSPIRO E RESPIRO DE AR (Entrada Continua de oxigênio e saída de CO2)

Suspiro: Faça um orifício de 4″ á 30cm do teto, se possível do lado oposto ao Respiro. Obs: sugestão, fazer o acabamento ou fecho desse orifício com um Ralo de Piso metálico com grelha giratória.

Respiro: Faça um orifício de 4″ rente  ao piso, para controle de oxigênio e temperatura dentro do ambiente. Para acabamento destes orifícios, use grelha giratória de controle ou Tela de acabamento.

4 – SAÍDA DE VAPOR (Entrada para cano de vapor dentro do ambiente)

Prever nicho na parede para adaptar o cano de vapor e o cotovelo que direcionará o vapor para o piso. Medidas de 35 a 45 cm (alt.) x 12 cm (larg.) x 10 cm (prof.).

Sugerimos que o Nicho seja feito na parede frontal aos bancos e em local neutro. Evite fazê-lo nos bancos onde pessoas estarão sentadas. (Risco de Queimaduras).

Obs.: Atente para a distância da tubulação de vapor, não faça sifonagem. Tubulação máxima 2 mt e 3 cotovelos. Nunca reduza a saida de vapor, isso pode danificar seu equipamento

5 – REDE ELÉTRICA

Faça uma passagem de conduite para iluminação e outro ponto para fechamento do circuito entre o quadro de comando com termostato e o aparelho (quando for instalado dentro do ambiente).

Para iluminação do recinto utilize luminárias blindadas com lampada de 7w e instale o interruptor fora do ambiente.

6 – RALO

Faça um ralo no interior do ambiente para escoar a água quando for efetuada a limpeza do recinto.

7 – PORTA DE ALUMINIO

A porta deve ser impermeável, possuir visor transparente e sempre abrir para fora do ambiente de banho.

ISOLAMENTO TÉRMICO E REVESTIMENTO NAS PAREDES

Na sauna a vapor é fundamental que se faça o Isolamento térmico, poque esse isolamento serve para evitar perda do calor dentro do ambiente de banho e com isso o banhista terá mais satisfação com a temperatura interna do ambiente, além de economizar energia elétrica ou gás. Nós recomendamos a utilização da Vermiculita (material mineral próprio para isolamento térmico e acústico) Após a colocação da laje, reboque todas as paredes e teto com uma massa de cimento e vermiculita, na seguinte proporção:

  • (5 latas de 18l de vermiculita e 1 lata de 18l de cimento) 4 kg de vermiculita, 1 kg de cimento, um pouco de vedatil, adicione água até dar lig. Reboque todo o ambiente inclusive o teto e faça um reboco de 2,5 cm a 3 cm de espessura e deixe secar por completo. depois faça o acabamento escolhido.  Proporção para 1 m² de parede.

Revestimento: teto, paredes e piso da sauna a vapor

O teto deve ser sempre liso, para que não ocorra a presença indesejável de gotículas de água em cima dos bancos. Passe no teto uma argamassa e depois pinte com tinta acrilica ou látex. As paredes da sauna a vapor podem ser revestidas com azulejos, mármore ou cerâmica de sua preferência. No piso use materiais antiderrapantes: ardósia, pedra mineira, cerâmica texturizada, etc.

Obs: Para ambientes ja construídos e que estejam fora do padrão de cosntrução de sauna; você deve super dimensionar o aparelho de sauna nas seguintes situações:

  • Sem o isolamento térmico
  • Paredes ou janelas de vidro (para cada m² de vidro aumenta-se 1 mt³ na capacidade no equipamento)
  • Piscinas acopladas ao ambiente de banho
  • Altura do Pé direito acima de 2,5m
  • Apenas um banco para acento.

AMBIENTE DE SAUNA SECA

Contrate uma empresa especialista em construção de ambiente de sauna seca

SAUNA PASSO A PASSO

Cômodo pode ser construído totalmente em madeira como se fosse uma cabine ou em alvenaria. O isolamento térmico é feito com lã de vidro ou isopor, e depois vem com o Revestimento em Madeira.

Veja as instruções abaixo

1. ALTURA

Padrão: é 2,50mt. As paredes devem ser rebocadas normalmente e os bancos poderão ser feitos em alvenaria ou em madeira

2. BANCOS:

3 a  4 bancos em estilo arquibancada, banco mais alto maior temperatura; banco mais próximo do chão menor temperatura.

3. RESPIRO E SUSPIRO (entrada continua de oxigênio para o ambiente e para o aparelho)

No ambiente de sauna seca é fundamental a construção de respiro e suspiro para oxigenar e dissipar o calor.

  •  Respiro: Faça um orifício de 10 x 10cm rente ao piso para entrada de oxigênio continuo no ambiente de banho. Obs: Coloque uma treliça de madeira para proteção e acabamento.
  • Suspiro: Faça um orifício de 10 x 10cm á 30cm do teto, se possível do lado oposto ao respiro. Obs: Sugestão é colocar uma treliça de madeira com regulagem para abrir e fechar. Assim você poderá controlar a saída de  calor do ambiente e oxigenar o mesmo.

4. ILUMINAÇÃO

A iluminação deve conter no minimo dois pontos com fiação de 2,5mm, use arandelas de madeira com lampadas fluorescentes de 7 watts. Obs: o interruptor deve ficar do lado de fora do ambiente de banho. Não esqueça de prever, os cabos de energia e disjuntores, caso seu equipamento seja elétrico.

5. PISO

Na sauna seca, o piso pode ser cimentado ou em cerâmica (antiderrapante), e deverá ser revestido com estrado de madeira.

6. RALO

Faça um ralo no interior do ambiente de banho para escoar a água quando for efetuada a limpeza do local

7. PORTA DE MADEIRA (para Sauna Seca)

A porta para sauna seca deve ser de Madeira e revestida com lã de vidro, possuir vidro transparente e sempre abrir para fora do ambiente de banho de sauna.

8. ISOLAMENTO TÉRMICO 

Contrate uma empresa especializada em construções de ambiente de sauna seca

Após rebocar as paredes, teto e bancos, faça o isolamento térmico com lã de vidro ou isopor, para isso é necessário demarcar todo o ambiente e banho com sarrafos de madeira especificos e parafusá-los nas paredes. Mantenha uma distancia entre eles de 35cm, nesse espaço você irá colar na parede a lã de vidro ou o isopor, e só depois você fará o acabamento final que é o revestimento em madeira.

9. REVESTIMENTO DE MADEIRA 

Para o revestimento nas paredes, use a madeira seca, como por exemplo, Cedro rosa, Cedrinho, Mogno,; mas  a Cumaru e Ipê são as mais indicadas por resistência contra: água, temperaturas altas, ataques de insetos, fungos, entre outros elementos deteriorantes.etc. É importante utilizar madeira de boa qualidade maciça e de fácil respiração.

ATENÇÃO

Obs: Jamais envernize ou aplique qualquer produto para a proteção da madeira.  Para a limpeza do ambiente, use pano úmido em água.

Instruções para instalação do equipamento

Além disso, não deve haver madeira no espaço onde será instalado o equipamento, pois isso pode causar um incêndio. Use placas refratárias nas paredes em volta do equipamento e no piso. Se o aparelho for a gás ele possuirá chaminé, assim o refratário das paredes deverá acompanhar toda sua extensão. A chaminé deve sair de preferência pela parede, formando um ângulo de 45º.

  • Para sauna seca elétrica: utilize cerca de proteção ao redor do equipamento, a uma distância mínima de 10 cm.
  • Para sauna seca a lenha ou gás: construa uma parede com tijolos refratários (vazados parede total na parte traseira e lateral caso ele esteja na esquina da parede) ao redor e na mesma altura do equipamento na parte frontal e lateral que esteja exposto ao usuario, a 10 cm de distância.

Baixe nosso Manual da Sauna digital 

Sauna passo-a-passo: Manual da Sauna

CONHEÇA NOSSOS PRODUTOS SOCALOR:

Visite nossa loja virtual:    LOJA SOCALOR

9 thoughts on “SAUNA PASSO A PASSO | Manual da Sauna

    1. Ivone

      Sobre o uso da Sauna a vapor, isso ira depender do seu tempo e de sua experiencia com sauna. Se você é iniciante, começando com um banho de 15 a 20 minutos por dia, é suficiente para o relaxamento e para a abertura dos poros. Aos poucos conforme vai se acostumando com a sauna, você vai aumentando o tempo de uso. Sobre como ligar o equipamento, consulte nossos manuais técnicos em nosso site.

Deixe uma resposta