OS BANHOS DE SAUNAS E SUA SAUDE

OS BANHOS DE SAUNAS SÃO ALIADOS PARA A SAUDE

ESTUDOS COMPROVAM SEUS BENEFÍCIOS.

Sauna é Saude? Será?

Vamos conhecer o que os estudos comprovam. É uma modalidade milenar de relaxar o corpo, muito usado por finlandeses (sauna seca) e pelos turcos (sauna a vapor).

As saunas além do momento de descanso do corpo,  os estudos vem comprovando a eficacia do banho de sauna para a Saude tanto física, emocional e mental.

Uma nova pesquisa realizada na Finlândia, revela todos os benefícios associados a uma ida à sauna – sugerindo que não se trata apenas de um hábito relaxante, mas também saudável.

A ciência apoia e recomenda ativamente a prática de permanecer num espaço fechado relativamente seco e aquecido. Com temperaturas entre os 80 e 100 graus centígrados, intercalado com períodos de resfriamento.

Saunas melhoram a saude vascular

Pesquisas demonstram que um Banho de  sauna regular pode melhorar o estado da saude vascular, reduzindo a pressão arterial, o risco de enfarte, de ataque cardíaco e a hipótese de desenvolvimento de patologias neurológicas degenerativas.

Melhoram o funcionamento do sistema respiratório

A sauna aumenta a capacidade e a função pulmonar, resultando potencialmente na melhoria da respiração, sobretudo para os indivíduos que sofrem de doenças como a asma ou bronquite.

Aliviam a sensação de dor

Estudos apontam que quem sofre de condições musculosqueléticas, incluindo osteoartrite, reumatismo e fibromialgia, vê os sintomas de dor e de desconforto atenuados após passar algum tempo nestes espaços sobreaquecidos.

Uma sessão de sauna melhora o humor

Apesar da maioria dos indivíduos visitar a sauna especificamente para reduzir os níveis de estresse, estudos acerca dos seus efeitos na saúde mental ainda são escassos.

Ainda assim, a nova pesquisa sugere que passar tempo numa sauna promove a produção de hormônios relacionados com o bem estar, tais como as endorfinas, o que por sua vez pode reduzir a ansiedade e melhorar o humor.

A pesquisa relacionou ainda a frequência no uso de saunas com um menor risco de desenvolvimento de depressão.

Fonte: https://www.noticiasaominuto.com.br/lifestyle/630879/saiba-o-que-uma-ida-regular-a-sauna-faz-ao-seu-corpo-e-humor

ESTUDOS COMPROVAM QUE SAUNA DIMINUI RISCOS DE UM AVC

O professor Octávio Pontes Neto fala de pesquisa na Finlândia sobre o hábito milenar do banho de sauna como uma estratégia de diversão ou relaxamento, utilizada na prevenção do AVC ou doenças cardiovasculares.

Resultados do estudo publicado no final do mês passado na Revista Neurology sugerem que esses banhos trazem benefícios no controle mais adequado da pressão arterial e até na redução de mortalidade por doenças cardiovasculares.

Para o professor, o banho deve ser mantido, pois as sugestões de benefícios dessa prática de relaxamento são muito fortes. “O banho de sauna, isoladamente, pode não ter tanto efeito se não houver controle da pressão alta,  do diabete, do sedentarismo, do tabagismo, fatores de risco para AVC ou doença cardiovascular.

Mas ficou evidente que é uma estratégia a mais para se somar na redução do risco de doenças cardiovasculares”, finaliza o professor.

Fonte: https://jornal.usp.br/atualidades/banho-de-sauna-e-aliado-na-prevencao-do-avc-sugere-pesquisa/

Deixe uma resposta