Sauna passo-a-passo - Manual da Sauna

A escolha do tipo de sauna é fundamental e depende da finalidade do uso. Para saunas comerciais onde o uso é maior, ou para sítios, chácaras, fazendas, casas e para quem gosta de mais originalidade e economia, a sauna a gás é ideal. Para hotéis e motéis, onde as saunas são individuais, e para apartamentos, casas ou locais onde não haja espaço disponível para equipamentos maiores, recomenda-se a sauna elétrica. Destacamos a Linha Plus (geradores de vapor elétrico), que podem ser instalados dentro do ambiente, graças ao gabinete construído em polietileno rotomoldado (material anticorrosivo).

Construção passo-a-passo da sauna a vapor

Para saunas residenciais pode-se optar por medidas convencionais, tais como: 

1,50 m x 2,00 m x 2,20 m – Espaço ideal para 4 pessoas

2,00 m x 2,00 m x 2,20 m – Espaço ideal para 6 pessoas

2,00 m x 3,00 m x 2,20 m – Espaço ideal para 9 pessoas

Para saunas comerciais (clubes, academias, condomínios):

3,00 m x 3,00 m x 2,20 m - Espaço ideal para 12 pessoas

3,00 m x 4,00m x 2,20 m – Espaço ideal para 18 pessoas

Você pode aproveitar algum espaço disponível na sua residência (um banheiro, uma dispensa ou algum cômodo sem utilização) para fazer a sua sauna. Contrate um bom profissional e siga as orientações do fabricante.

Obs: A temperatura ambiente da sua região poderá influenciar na temperatura do ambiente de sauna, mesmo que o ambiente tenha isolamento termico.


AMBIENTE DE SAUNA A VAPOR

Construa o cômodo em alvenaria, seguindo as orientações:

1 - Teto com inclinação:

Teto com altura de 2,20 m e inclinação de 10% no prolongamento, oposta aos bancos. Essa inclinação é fundamental, pois quando o vapor condensar surgirão gotículas de água no teto. Com a inclinação essas gotículas vão escorrer para a extremidade mais baixa do teto e não cairão sobre os usuários, ou seja, acima dos bancos só haverá vapor.

Se o cômodo já foi construído e não tem inclinação no teto, faça o rebaixamento com forro de PVC.

2 - Bancos

Faça 2 bancos em alvenaria, um inferior e um superior (para menor ou maior temperatura), nas medidas de 50 cm x 40 cm.

3 - Suspiro e respiro

Faça um orifício de 4" (suspiro) próximo ao teto (“pé direito”), e um orifício de 4" (respiro) próximo ao chão (“pé esquerdo”), para controle de oxigênio e temperatura dentro do ambiente. Para acabamento destes orifícios, use grelha giratória de controle.

4 - Entrada para cano de vapor (dentro do ambiente)

Prever nicho na parede para adaptar o cano de vapor, com as medidas de 40 cm (alt.) x 12 cm (larg.) x 10 cm (prof.).

A entrada de vapor para dentro do ambiente deve ser em um local neutro, próxima da parede frontal aos bancos numa distância de 40 cm do piso. 

Obs.: Atente para a distância da tubulação de vapor, não faça sifonagem. Tubulação máxima 2 mt e 3 cotovelos. Nunca reduza a saida de vapor, isso pode danificar seu equipamento

5 - Rede elétrica

Faça uma passagem de conduite para iluminação e outro ponto para fechamento do circuito entre o quadro de comando com termostato e o aparelho (quando for instalado dentro do ambiente).

Para iluminação do recinto utilize luminárias blindadas com lampada de 60w e instale o interruptor fora do ambiente.

6 - Ralo

Faça um ralo no interior do ambiente para escoar a água quando for efetuada a limpeza do recinto. No caso de equipamento instalado dentro do ambiente (Plus com Dreno Automático - Gerador de Vapor Elétrico), após o fechamento da torneira de abastecimento toda a água do gabinete da sauna se esgotará, e o ralo deverá estar perto do equipamento para que esta água tenha vazão.

7 - Porta

A porta deve ser impermeável, possuir visor transparente e sempre abrir para fora do ambiente.

Isolamento térmico

Na sauna a vapor é importante que se faça o Isolamento térmico com vermiculita. Após a colocação da laje, reboque todas as paredes e teto com uma massa de cimento e vermiculita, na seguinte proporção:

4 kg de vermiculita, 1 kg de cimento, (um pouco de) cal, adicione água até dar liga e faça um reboco de 2,5 cm a 3 cm de espessura e deixe secar por completo. depois faça o acabamento escolhido.  Proporção para 1 m² de parede.

Acabamento: teto, paredes e piso da sauna a vapor

* O teto deve ser sempre liso, para que não ocorra a presença indesejável de gotículas de água em cima dos bancos. Pode ser utilizada tinta (Bacterkill). 

* As paredes da sauna a vapor podem ser revestidas com azulejos, mármore ou tinta látex (apropriada para locais que vão receber umidade). 

* No piso use materiais antiderrapantes: ardósia, pedra mineira, cerâmica texturizada, etc.

Obs: Ambientes ja construidos sem isolamento termico, dobra-se a capacidade do equipamento. Se houver vidros, para cada mt2 de vidro aumenta-se um mt3 na capacidade do equipamento. 

 

AMBIENTE DE SAUNA SECA

Contrate uma empresa especialista em construção de ambiente de sauna seca

Isolamento térmico

Após rebocar paredes e teto com reboco comum, faça o Isolamento térmico com lã de vidro ou isopor, fixados com sarrafos.

Revestimento das paredes (após Isolamento térmico)

Para o revestimento das paredes, use madeira seca, como cedro ou mogno. É importante utilizar madeira maciça, de fácil respiração. 

Obs: Jamais envernize ou aplique qualquer produto para a proteção da madeira. 

Para a limpeza do ambiente, use pano úmido em água.

1. Respiro e suspiro

No ambiente de sauna seca é fundamental a construção de respiro e suspiro para oxigenar e dissipar o calor. Veja na imagem abaixo (A próximo ao teto e B próximo ao chão e ao equipamento).

2. Piso

Na sauna seca, o piso pode ser cimentado ou cerâmica (antiderrapante), se preferir pode cobrí-lo com um estrado de madeira.

Instruções para instalação do equipamento

Não deve haver madeira no espaço onde será instalado o equipamento, pois isso pode causar um incêndio. Use placas refratárias nas paredes em volta do equipamento e no piso. Se o aparelho possuir chaminé, o refratário das paredes deve acompanhar toda sua extensão. A chaminé deve sair de preferência pela parede, formando um ângulo de 45º. 

Para sauna seca elétrica, utilize cerca de proteção ao redor do equipamento, a uma distância mínima de 10 cm. 

Para sauna seca a lenha ou gás, construa uma parede com tijolos refratários (vazados) ao redor e na mesma altura do equipamento, a 10 cm de distância.

Iluminação

A iluminação do ambiente deve ser sempre indireta e com lâmpada de até 40 watts no máximo. Utilize arandela de madeira e instale o interruptor fora do ambiente.

Porta

Porta de madeira com isolamento térmico; deverá abrir sempre para fora do recinto e possuir visor transparente.

 

Arquivos para download

manual-ilustrado-_-sauna-passo_a_passo.pdf

 

Videos

 

Informativo Eletrônico Socalor

Cadastre seu e-mail gratuitamente e receba regularmente as novidades da Socalor.
Enviar

Trav. Antonio Silva Castro | Estância Jaraguá | CEP 02997-030 | São Paulo - SP - Telefones: (11) 3941-3132 | 3941-7641 | 3941-7643